Inicio

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Regras para lidar com a ira (1)

“Cada um de vós fale a verdade.” Efésios 4:25 NKJV Duas personalidades autoritárias em um mesmo relacionamento são como dois rios que desembocam em um só; o impacto pode ser violento. A ira pode ser instantânea como um raio ou prolongada como o som de um trovão. Às vezes, batemos de frente e saímos machucados, outras, nos afastamos e abandonamos o relacionamento em silêncio. Mas se for tratada da forma correta, a ira não precisa ser destrutiva. Eis as regras de Deus para lidar com a sua ira. Regra no. 1: Seja sincero. “Pare de mentir. Falemos a verdade… não peque, deixando que a ira o controle...” (Efésios 4:25-26 NLT). Quando estiver furioso, não negue. A ira pode ser construtiva. Estamos certos se nos iramos quando pessoas são maltratadas e quando o que está errado não é corrigido. Dizer “Tenho andado aborrecido e, por valorizar o nosso relacionamento, gostaria de falar a respeito”, é honesto, não é ameaçador e é um convite a uma solução. Observe: a) ignorar, sufocar, suprimir ou fingir que você não está irado é desonesto. b) Outra forma de mentir quando estamos irados é o exagero. “Você nunca ouve o que eu digo”. “Você sempre ignora os meus desejos”. “Ninguém faz nada por aqui a não ser eu”. Essas generalizações são irreais e só servem para agravar e polarizar, garantindo que o verdadeiro problema continue oculto e sem solução. c) Outra forma de mentira quando estamos irados é culparmos o outro. “Se você tivesse chegado na hora eu não precisaria reclamar”, ou “Se você parasse de reclamar tanto, talvez eu começasse a chegar na hora”. Culpar o outro é uma forma de fugirmos à nossa própria responsabilidade, enquanto apontamos o dedo para alguém. Isso chateia as pessoas, perpetua a sua própria ira e nunca produz o resultado desejado. O jeito de Deus é: “Cada um de vós fale a verdade”, e funciona quando fazemos isso em amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário