Inicio

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Lidando com o abandono I


Devocional do dia 07/05/2010

“... Jesus... perguntou: ‘Vocês também vão embora?”’ – João 6:67 NLT

Dizemos: “O que farei se eles partirem e nunca mais voltarem?” Este é um dos nossos maiores medos; o abandono! Observe o bebezinho quando a mamãe sai do quarto; o terror aparece no seu rostinho. A nossa memória registra esses momentos traumáticos e os relembra mais tarde quando um relacionamento importante está se desintegrando em nossas mãos. Jesus entende como você se sente. “... muitos dos Seus discípulos viraram as costas e o abandonaram” (João 6:66 NLT). Qual foi a Sua reação? A indiferença. “Quem precisa de vocês?” A falsa vanglória: “Posso passar muito bem sem vocês”? A vingança: “Eu não me irrito, eu me vingo”? Não, ouvimos as suas emoções intensamente humanas: “... Vocês também vão embora?” ‘(João 6:67 NLT). Está tudo presente ali: a dor da perda, a dúvida quanto ao que vai acontecer em seguida, a previsão de como aquilo nos afetará e de como poderemos passar por aquilo. Quando você enfrentar o abandono de alguém a quem ama e tiver pavor de perdê-la, lembre-se: 1) Os esforços para impedir alguém de nos abandonar geralmente não funcionam. Implorar, manipular, lágrimas e promessas geralmente intensificam a determinação que a pessoa tem de partir. 2) Em algum momento, passaremos pela dor de perder alguém a quem amamos, ou de nos decepcionarmos com as pessoas. É por isso que Deus nos diz repetidamente: “Não temas, Eu estou contigo”. 3) A dor que você sente é legítima. Aqueles que dizem “Você não deveria se sentir assim”, são bem intencionados, mas estão errados. Reconhecer a dor inicia o processo de cura dos sentimentos. Não se pode curar o que não se quer sentir ou tratar. Portanto, reconheça os seus sentimentos, faça uso da graça de Deus, e passe pelo processo de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário